segunda-feira, 15 de março de 2010

SIMBOLOS DA PASCOA





A palavra Páscoa surgiu da hebraica “pessach”, que significa passagem. Que para o povo hebreu representava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.



Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida eterna, ou seja a ressurreição. Esta passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para deus.










QUARESMA






São os 40 dias que precedem a Semana Santa. Onde os dias são dedicados à preparação para a celebração da ressurreição de Cristo.






O CORDEIRO






É o símbolo mais antigo da Páscoa. Significa a aliança feita entre Deus e o povo judeu. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com pães (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da bondade de Deus com o povo, libertando-os da escravidão do Egito.


Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados. É a nova aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.






PÃO E VINHO






Sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. É aliança eterna do criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.






ÓLEOS SANTOS






Na antiguidade lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que estas lhe davam força. Para os cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos segundo o evangelho de Jesus cristo.






CÍRIO PASCAL






É uma vela grande que se ascende na igreja no sábado de aleluia. Simbolizando que Cristo é a Luz dos povos. Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego “alfa e ômega”, que quer dizer: Deus é o princípio e fim.










COELHO






Por sua fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.






OVOS – DE PÁSCOA






Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos no período da quaresma.






COLOMBA PASCAL






O bolo em forma de pomba da paz significa a vinda do Espírito Santo.






GIRASSOL






Como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Jesus o caminho, a verdade e a vida.






SINO






No domingo de Páscoa tocam festivos, anunciando com alegria a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário